Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Subcomandante
Início do conteúdo da página

Subcomandante

Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 15h57 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 10h46 | Acessos: 2941

Gen Div - ADILSON CARLOS KATIBE

 

O General de Divisão ADILSON CARLOS KATIBE é o Subcomandante Logístico desde 24 de novembro de 2022.

Ascendeu ao posto atual em 25 de novembro de 2019.

Incorporou às fileiras do Exército em 23 de fevereiro de 1980, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde concluiu o curso em 1983. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1983, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia em 06 de dezembro de 1986.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, Curso de Altos Estudos Militares e Curso de Mestrado ‘Stricto Sensu’ em Ciências Militares, na Escola de Comando do Estado-Maior do Exército, Curso Avançado de Inteligência na Escola de Inteligência do Exército. No exterior, desempenhou a função de Observador Militar das Nações Unidas no Timor Leste, pelo período de um ano, e foi Diretor da Subsecretária de Serviços Administrativos e Conferências da Junta Interamericana de Defesa (Washington-EUA), por dois anos.

Como especialização acadêmica, cursou Análise de Processos na Escola Nacional de Administração Pública.

Durante sua vida militar, serviu em unidades de Artilharia em Itú-SP, Bagé-RS, Curitiba-PR, e Niterói-RJ. Foi integrante do Estado-Maior da 13ª Bda Inf Mtz em Cuiabá-MT.

Como Coronel, após passar o comando do 21º Grupo de Artilharia de Campanha (Niterói-RJ), foi nomeado para o Gabinete do Comandante do Exército (Gab Cmt Ex) no Centro de Inteligência do Exército (CIE) e assumiu em 07 de fevereiro de 2014, o Comando da Escola de Inteligência do Exército (EsIMEx).

Como oficial-general, comandou a Artilharia Divisionária da 1º Divisão de Exército na Guarnição de Niterói-RJ, foi responsável pela proteção das Estruturas Estratégicas nos jogos Paraolímpicos Rio 2016, realizou a elaboração do projeto de reestruturação do Sistema de Artilharia de Campanha (SAC) do Exército Brasileiro e, em 2017, Comandou a Força-Tarefa Conjunta Capixaba nas operações GLO no Estado do Espírito Santo. Em Brasília, foi Chefe de Gabinete e 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército.

Dentre as condecorações nacionais e estrangeiras com que foi agraciado, destacam-se: a Medalha da Ordem do Mérito Militar, Grau Grande Oficial; Medalha Marechal Trompovsky; Medalha Militar de Ouro com passador de Platina; Medalha da Vitória; Distintivo de Comando na cor Dourada; Medalha Corpo de Tropa, com Passador de Ouro; Medalha do Serviço Amazônico com Passador de Bronze; Medalha do Pacificador;

Medalha Especial da Junta Interamericana de Defesa; Ordem do Mérito Naval, Grau Oficial; Medalha Mérito Tamandaré;

Medalha Marechal Cordeiro de Farias; Ordem do Mérito da Defesa, Grau Grande Oficial; e Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau Grande Oficial; Medalha Soldado do Silêncio e Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Foi agraciado pelo Governo do Estado do Espírito Santo com a comenda, na qualidade de grão mestre da ordem estadual do mérito, “Jeronymo Monteiro”. E pela mesa da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, concedeu-lhe a ordem do mérito “Domingos Martins” no grau de “Comendador”.

Foi agraciado ainda com o diploma do mérito “José Clemente Pereira”, Outorgado pela Câmara Municipal de Niterói-RJ.

Atualizado em: Dez 2022

Fim do conteúdo da página

Copyright © 2021 - Exército Brasileiro - Comando Logístico - COLOG
Quartel General do Exército - Bloco C - 1º Andar - Setor Militar Urbano
Brasília- DF | 70630-901
Página aprovada pelo BI Nº 105/2014