Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante Logístico

Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2016, 15h06 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 16h54 | Acessos: 30081

comandante         

Gen Ex - FLAVIO MARCUS LANCIA BARBOSA

  

Nomeado para o cargo de Comandante Logístico.

Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2022.

Nascido em 28 de fevereiro de 1964, na cidade de Campinas-SP, é filho de Flavio Marcus Barbosa e de Edda Lancia Barbosa.

Incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1978, sendo declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia em 15 de dezembro de 1984.

Além dos Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais e de Comando e Estado-Maior do Exército, realizou o Curso de Piloto Civil de Aeronave de Asa Fixa, o Curso de Observador Aéreo e o Curso de Reconhecimento Visual da Força Aérea Brasileira. É Mestre em Operações Militares e Doutor em Ciências Militares.

No exterior, realizou o Curso de Estudos de Defesa e Estratégia na Universidade de Defesa Nacional do Exército da República Popular da China e o Estágio de Instrutor na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército dos Estados Unidos da América.

Foi Instrutor da Escola de Instrução Especializada, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, do Instituto do Hemisfério Ocidental para Cooperação e Segurança do Exército dos Estados Unidos da América e Observador Militar da Organização das Nações Unidas na Força de Proteção das Nações Unidas na Ex-Iugoslávia.

Chefiou a 4ª Seção da então 11ª Brigada de Infantaria Blindada, a 5ª Seção da 3ª Divisão de Exército e a 1ª Assessoria do Gabinete do Comandante do Exército. Foi Comandante do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – Regimento Mallet, Santa Maria-RS.

Como oficial general foi o Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, Diretor de Educação Preparatória e Assistencial, 4º Subchefe do Estado-Maior do Exército, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército e Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

Foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito da Defesa – Grã-Cruz, Medalha da Ordem do Mérito Militar – Grã-Cruz, Medalha da Ordem do Mérito Naval – Grande-Oficial, Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico – Grande-Oficial, Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar – Alta Distinção, Medalha da Vitória, Medalha do Mérito do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Medalha Exército Brasileiro, Medalha Tributo à Força Expedicionária Brasileira (FEB), Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, Medalha do Pacificador, Medalha Mérito Tamandaré, Medalha Mérito Santos Dumont, Medalha Corpo de Tropa com Passador de Bronze, Medalha Marechal Osório – O Legendário, Medalha Ordem Mérito Blindado, Medalha Marechal Trompowsky com Passador de Ouro, Medalha Marechal José Pessôa, o idealizador da AMAN e Distintivo de Comando Dourado.

Possui, ainda, as seguintes condecorações internacionais: Medalha das Nações Unidas – UNPROFOR e Medalha de Serviços Meritórios dos Estados Unidos da América.

É casado e possui 2 (duas) filhas.

Fim do conteúdo da página

Copyright © 2021 - Exército Brasileiro - Comando Logístico - COLOG
Quartel General do Exército - Bloco C - 1º Andar - Setor Militar Urbano
Brasília- DF | 70630-901
Página aprovada pelo BI Nº 105/2014