Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

HISTÓRICO

Publicado: Terça, 03 de Maio de 2016, 11h52 | Última atualização em Sexta, 20 de Maio de 2016, 12h13 | Acessos: 9909

1. ESTRUTURA DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA

 

 

2. O DEPARTAMENTO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO

 Em 27 de março de 1946, foi assinado o Decreto-Lei Nº 9.100, no qual constava a organização do Departamento Geral de Administração, tendo como sede o Palácio Duque de Caxias, na cidade do Rio de Janeiro e era integrado por várias diretorias, a saber: Diretoria de Pessoal, Diretoria de Material Bélico, Diretoria de Engenharia, Diretoria de Transmissões, Diretoria de Recrutamento, Diretoria de Intendência, Diretoria de Saúde, e Diretoria de Remonta e Veterinária.

3. O DEPARTAMENTO DE PROVISÃO GERAL

Em 04 de setembro de 1956, o Decreto Nº 39.900 extinguiu o Departamento Geral de Administração, transformando-o em Departamento de Provisão Geral, mantendo as diretorias subordinadas daquele órgão, com exceção da Diretoria de Pessoal, da Diretoria de Serviço Militar, que anteriormente tinha o nome de Diretoria de Recrutamento, e da Diretoria de Engenharia.

4. A DIRETORIA GERAL DE MATERIAL BÉLICO E O DEPARTAMENTO DE MATERIAL BÉLICO

A Diretoria Geral de Material Bélico foi criada no início da década de 50, mais precisamente em 1952, e tinha como sede o Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Em 30 de outubro de 1970, passou a denominar-se Departamento de Material Bélico conforme publicou o Decreto Nº 67.459. Em 1973, o DMB foi transferido para Brasília/DF e era composto pelas seguintes Diretorias: Diretoria de Armamento e Munições, Diretoria de Motomecanização, Diretoria de Engenharia, e Diretoria de Fabricação e Recuperação.

5. O DEPARTAMENTO GERAL DE SERVIÇOS

O Decreto Nº 68.116, de 27 de janeiro de 1971, transformou o Departamento de Provisão Geral em Departamento Geral de Serviços, sendo, também, transferido para a Capital da República e integrado por: Diretoria de Material de Intendência, Diretoria de Subsistência, Diretoria de Transportes, Diretoria de Assistência Social, Diretoria de Remonta e Veterinária, Diretoria Técnica de Saúde, Diretoria Administrativa de Saúde, e Diretoria de Processamento de Dados.

6. O DEPARTAMENTO LOGÍSTICO

 a. O Departamento Logístico (DLog) foi criado por meio do Decreto Presidencial Nº 3.649, de 30 de outubro de 2000, dentro da Estruturação do Órgão de Direção Setorial de Logística, por meio da fusão do Departamento Geral de Serviços (DGS) com o Departamento de Material Bélico (DMB).

 b. Com exceção da Diretoria de Material de Comunicações e Eletrônica (DMCE), as demais diretorias do Departamento de Material Bélico passaram para o D Log, sendo que a Diretoria de Armamento e Munição, a Diretoria de Motomecanização e a Diretoria de Material de Engenharia, foram consolidas em uma só diretoria, a Diretoria de Manutenção. Com a criação da Secretaria da Tecnologia da Informação (STI), a DMCE, antiga Diretoria de Processamento de Dados, passou a subordinar-se à STI. Com a criação do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) a DMCE retornou ao D Log e a Diretoria de Fabricação e Recuperação, passou a subordinar-se ao DCT.

 c. Do Departamento Geral de Serviços, o DLog recebeu os encargos da Diretoria de Material de Intendência, da Diretoria de Subsistência, da Diretoria de Remonta e Veterinária, da Diretoria de Administrativa de Saúde - estas consolidadas na Diretoria de Suprimento – e da Diretoria de Transporte, transformada em Diretoria de Transporte e Mobilização e, hoje, extinta.

 d. Visualização das transformações ocorridas com a criação do D Log, em relação às Diretorias

 

e. Organograma do D Log

f. Por meio da Portaria Nr 274, do Comandante do Exército, de 11 de maio de 2007, o Departamento Logístico ficou reconhecido como “legatário dos extintos Departamento-Geral de Serviços (DGS) e Departamento de Material Bélico (DMB)”, considerando-o como o “legítimo herdeiro das tradições do DGS e do DMB”. Além disso, a referida Portaria corrige a evolução histórica do D Log, “garantindo-se a manutenção e o culto das tradições dos departamentos extintos [DGS e DMB], além de se preservar parcela considerável da história do Exército Brasileiro”.

 

7. O COMANDO LOGÍSTICO – COLOG

 a. Visando dotar o Sistema Logístico do Exército – SISLOG - de um órgão central capaz de, em melhores condições, cumprir a missão de orientar e coordenar o apoio logístico ao preparo e emprego da Força Terrestre, prevendo e provendo, no campo das funções logísticas de suprimento, manutenção e transporte,os recursos necessários ao Exército e às necessidades de mobilização dessas funções, além da coordenação das atividades de fiscalização de produtos controlados pelo Exército e de remonta e veterinária, o Departamento Logístico foi transformado em Comando Logístico.

 b. O Comando Logístico – COLOG – foi criado pelo Decreto Nº 6.710, de 23 de dezembro de 2008, por transformação do D Log em COLOG.

 c. O COLOG passou a ter a seguinte organização: Diretoria de Abastecimento, antiga Diretoria de Suprimento; Diretoria de Material, antiga Diretoria de Manutenção; Diretoria de Material de Aviação do Exército; Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados; Base de Apoio Logístico do Exército e Gabinete de Planejamento e Gestão. A Diretoria de Material de Comunicações, Eletrônica e Informática passou à subordinação do DCT. A Diretoria de Transporte e Mobilização foi extinta.

 

8. ORGANIZAÇÕES MILITARES SUBORDINADAS AO COLOG E SUAS MISSÕES.

 a. Diretoria de Material (D Mat)

É missão da D Mat prever e prover os recursos e serviços necessários ao suprimento e à manutenção no Exército Brasileiro relativos às Classes III (lubrificantes, exceto os específicos da aviação), V (armamento, exceto os específicos de aviação), VI (material de engenharia), VII (material permanente de saúde de campanha) e IX (material motomecanizado).

b. Diretoria de Abastecimento (D Abst)

É missão da D Abst prever e prover os recursos e serviços necessários ao suprimento e à manutenção, no Exército Brasileiro, relativos às Classes I (material de subsistência), II (material de intendência, exceto equipamento de voo), III (combustível, exceto o de aviação), V (munição, exceto os específicos de aviação), VIII (material de saúde de campanha, exceto materiais permanentes), X (materiais não incluídos em outras classes) e de Remonta e Veterinária.

c. Diretoria de Material de Aviação do Exército (DMAvEx)

É missão da DMAvEx prever e prover o suprimento e a manutenção do material de aviação e de qualquer outro relacionado, especificamente, à Aviação do Exército, relativos às Classes II, III, V, VII, IX e X.

d. Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC)

É missão da DFPC superintender as atividades referentes à fiscalização dos produtos controlados pelo Exército Brasileiro, bem como dos meios de emprego militar (MEM) da gestão do COLOG, destinados à exportação.

e. Base de Apoio Logístico do Exército (BApLogEx)

1) Organograma

 

2) Missão

É missão da BaApLogEx, como órgão operacional do COLOG, contribuir para aumentar a eficiência do Sistema Logístico. Para tal, enquadra OM de apoio logístico e atua em proveito do Exército Brasileiro como um todo, inclusive em missões de paz, participando de aquisições, armazenamento, distribuição, transporte, manutenção e contratação de serviços. Compete-lhe, também, coordenar o desembaraço alfandegário de importação e exportação de material de interesse do Exército Brasileiro.

3) Organização

A BaApLogEx está diretamente subordinada ao COLOG e fica sediada na cidade do Rio de Janeiro. Ela é composta pelo Depósito Central de Munições (DCMun), sediado em Paracambi/RJ; pelo Estabelecimento Central de Transportes (ECT); pelo Batalhão de Manutenção de Armamento (BMA); pelo Depósito Central de Armamento (DCA); e pelo 1º Depósito de Suprimentos (1º D Sup), todos sediados na cidade do Rio de Janeiro.

Atualizado em 20 de maio de 2016.

Simbolos e Distintivos

DISTINTIVO DE ORGANIZAÇÃO MILITAR DO COMANDO LOGÍSTICO

 

INSÍGNIA DE COMANDO DO COMANDO LOGÍSTICO

 

 

Fim do conteúdo da página

Copyright © 2015 - Exército Brasileiro - Comando Logístico - COLOG
Quartel General do Exército - Bloco C - 1º Andar - Setor Militar Urbano
Brasília- DF | 70630-901
Desenvolvimento: Seç Tlm - SG4